Desabafo

por Alexia Chlamtac

Talvez, e bem provável que, esse post não interesse a ninguém, mas ta me incomodando, fazer o quê? Falar! haha

Criaram um evento (aliás, pra que tanto evento?) no Facebook com o título “Liberdade de Imprensa no Fashion Rio”. Onde alguns blogueiros, que se auto-entitulam jornalistas, reclamam de credenciais negadas.

Desde que criei o blog, há um ano atrás, nunca tive problemas com credenciais, já tive credencial negada, sim, na temporada passada do Fashion Business, o que eu poderia fazer? Assisti aos desfiles, fui aos backstages, fiz o que tinha que fazer. Não deixei de ir ao evento por uma falta de credencial. Para minha surpresa, consegui o credenciamento para o Fashion Rio e São Paulo Fashion Week. O Tribo Fashion é pequenininho, tem poucos acessos, eu sou revoltada e posto pouco, poderia ter o credenciamento negado, mas não pela segunda vez seguida, consegui, logo não tenho motivos para reclamar. O blog não é meu trabalho, é apenas um exercício, portanto não me cobro tanto quanto a regularidade de posts, mas em relação a relevância dos posts, isso sim. Eu poderia fazer cinco posts por dia falando de esmaltes, color block, renda e o novo penteado da moda, poderia também postar cada uma das sugestões de pauta que recebo, adoro falar sobre essas coisas, mas falar só sobre isso me cansa. Adoro poder ceder o meu espaço pequetito para as marcas e faço isso sem cobrar, porque tenho noção do meu tamanho. Porém, isso aqui não é revista nem panfleto de mercado pra informar à vocês a novidade de cada marca, a ação do cabeleireiro tal, não dá, vira bagunça. Prefiro demorar 15 dias pra fazer um post e falar sobre uma informação nova.

Um dos argumentos dos blogueiros/jornalistas é que o evento veta todos os blogs pequenos (tô aqui pra provar que não é assim). Não sei qual é o critério usado pela assessoria para aceitar ou negar o credenciamento, mas acho que antes de sair criticando a assessoria, criando evento no Facebook e fazendo manifesto, cada um desses blogueiros/jornalistas deveria analisar o conteúdo de seus blogs (e vejam bem, não estou dizendo que o meu é bom), se questionar por que não conseguiu o credenciamento.

Devo lembrar também que credencial não te dá acesso a desfile nenhum e sim ao evento, mas precisamente aos corredores do evento e a sala de imprensa, e credencial de blog não dá acesso nem a sala de imprensa. Na última temporada, eu mandei e-mail para cada uma das assessorias, as que não responderam, eu liguei, mesmo tendo pavor de telefone e gaguejando a cada telefonema novo, eu precisava fazer aquilo. Não sentei minha bunda na frente do computador e criei um evento criticando as assessorias que não me responderam, acho errado? Acho, mas ao invés de ficar reclamando corri atrás. Semana de moda só é  glamour pra convidado VIP de marca, nem pra blogueira minúscula tem glamour. Para conseguir algo é necessário correr atrás, além de merecimento. Parem de reclamar, parem de esperar cair do céu e façam por merecer.

 

Anúncios