Festival de música!

por Alexia Chlamtac

2011. Ano da décima edição do Rock in Rio, que será comemorado com a volta do festival à cidade. Não só de rock ‘n roll é feito um festival de música. Todas as mocinhas fashionistas já começaram a pensar em seus figurinos para o evento.

O número de festivais musicais anda crescendo no Brasil: SWU, Natura Nós, Planeta Terra, Planeta Atlântida e esse ano, o Rock in Rio (se tiver mais algum festival, comentem, só lembrei desses). Eu confesso que esse tipo de evento me inspira no dia-a-dia. A moda nos festivais nacionais é pouco comentada, e com isso, acho que acabamos tendo poucas referências tupiniquins para os nossos festivais. Além disso, não é algo que estamos muito acostumados.

Então, lá venho eu com mais um dos meus “manuais”:

Todo mundo diz: camiseta podrinha/engraçada/de banda de rock + short jeans + blusa xadrez de manga comprida + coturno = combo perfeito. Oh, droga, estaremos todos uniformizados em todos os festivais do país.

Pensei nas variações para esse combo:

Blusas engraçadas realmente são bem interessantes para o tipo de evento, mas acredito que QUALQUER blusa de malha molenga faça o serviço muito bem, o que importa é o conforto acima de tudo, afinal, você estará sofrendo naquele vuco-vuco.

O short jeans (que segundo as regras deve ser com pedacinho de bolso pra fora e cara de detonado): Eu adoro short jeans, mas acredito que para tantas horas, não seja tão legal assim, pode acabar ficando desconfortável. Porém, o que mais me preocupa são as variações de tempo, digamos que tá aquele solzão quando você sai de casa e no meio do show que você mais queria ver começa a chover muito. Alguém aí já pegou chuva com short jeans? Eu já! Garanto a vocês que não é nem um pouco agradável. O jeans tende a reter muito água e o short fica pesaaado e começa a escorregar pra baixo e não subir mais. Então, acho que outros tecidos mesmo que sejam menos “rock ‘n roll”, podem ser mais úteis, lembrando que deve-se ter cuidado para o short não ser fino e claro (ninguém quer pagar calcinha) e não ser um tecido “chic”, pois pode acabar danificado e não combina muito com o ambiente. E se você colocar um short colorido, com certeza vai fugir daquela galera uniformizada.

A blusa xadrez de manga comprida fazendo referência ao senhor Kurt Cobain: se você estiver com uma bolsa grande, talvez dê pra carrega-la ali dentro, caso contrário, pode ser só mais uma coisa para atrapalhar a sua vida. “Ôh, Alexia, e se fizer frio?”, então, peças meia-estação podem ser uma boa pedida, a variação de temperatura aqui no Rio não costuma ser tããão grande assim. E um bom lenço, pode ser bem útil, durante o Sol escaldante, ele pode segurar o seu cabelo ou enfeitar sua bolsa, à noite pode servir de cachecol, pashmina ou como você achar melhor.

Coturno: eu entendo que é um festival de rock (ou deveria ser), mas não é por isso que você tem que ir a caráter, né? Repito o assunto de um post passado: tenha estilo próprio. Se você optar por qualquer tipo de bota, lembre-se: se for cano alto (da metade da canela pra cima), você corre sérios riscos de chegar ao final do dia sem pernas, já que elas podem derreter no meio do caminho. Tenha certeza que é de um couro mole, para não te machucar no meio do caminho. Assegure-se de que não tenha salto alto e que seja leve. Quanto menos cansativo for, melhor.

Perigo: Saia!!! Meu amor, na hora em que começar o vuco-vuco, pessoas pulando o tempo inteiro, você VAI com a bunda de fora. O mesmo vale para vestido. “Alexia, saia longa pode?” Poder pode tudo hahaha, mas pense, vai que alguém pisa sem querer na sua saia e você tenta pular ou sua saia vai rasgar ou você vai levar um belo tombo, além disso, se tiver chovendo e com lama, sua saia ficará imunda e pesada. Midi talvez seja um bom comprimento haha

Fugir: Sapatilha e rasteirinhas- mais uma vez a lama é perigosa e tenha certeza que muitas pessoas irão esmagar seus pés de fada, deixe-os cobertos. Salto alto – seu salto vai afundar na lama, você estará indo para um festival de música. De verdade, não vai ser nada legal.

Bolsas: Evite levar todas as tranqueiras que você carrega no dia-a-dia, quanto menos peso, melhor. Leve apenas o necessário (eu sei como é complicado), pense que uma bolsa pesada vai te deixar cansada. Alças muito compridas também cansam quando têm muito peso, pelo menos, eu acho. Bolsas de tecido podem ser ruins, caso chova, as impermeáveis/couro são boa opção.

Enfim, com toda essa fofoca a marca carioca Farm lançou uma coleção toda inspirada em festivais a “Eu quero festival”. Hoje eu fui até a loja de Ipanema conferir a coleção, mas era TANTA gente que não consegui ver muita coisa.

A qualidade das fotos não está das melhores porque foram feitas a partir do iPhone, assim que eu voltar lá, faço fotos melhores, ok?

