Biblioteca

por Alexia Chlamtac

A base de um profissional, de qualquer área, está na informação. O acúmulo de conhecimento torna-se primordial para o seu desenvolvimento, não só no trabalho, mas na sua vida pessoal também.

Eu já pensava nisso há algum tempo, mas não sabia por onde começar. Afinal, são tantos títulos para todas as carreiras que fica um pouco complicado saber qual seria o melhor “primeiro passo”. E foi no ano passado, com o fim do blog It Girls, que Alessandra Garattoni resolveu escrever seu primeiro livro, baseado no blog. E foi assim que o livro It Girls foi lançado e a minha biblioteca de moda iniciada. Devorei o livro em poucas horas. As dicas de estilo ali presentes, são para toda a vida. Logo depois, fiquei desesperada por mais um livro sobre estilo, qualquer um. Dando umas voltas pela Travessa, lembrei do Livro Negro do Estilo, escrito por ninguém menos que Nina Garcia. Outro livro devorado. Parti para um terceiro, dessa vez, o escolhido havia sido escrito pela minha musa de estilo: Costanza Pascolato. Confesso que foi o que demorei mais para ler, mas não diminuiu o valor do livro, com informações preciosas.

It Girls: Com humor e leveza, Alê Garattoni lançou um livro recheado com dicas de moda, beleza, estilo e etiqueta. O livro poderia ser chato e cansativo, tendo em vista os assuntos abordados, mas Alessandra conquista o leitor através do seu linguajar jovem, sem perder a seriedade. Além do linguajar jovem, o livro não possui escrita afetada ou conteúdo fútil. São informações imprescindíveis para o convívio em sociedade. O livro é como um manual de etiqueta para mulheres do século XXI, que há muito perderam os bons modos.

O livro negro do estilo: Nina Garcia aborda os mesmos assuntos que Alessandra Garattoni, porém, com foco maior em estilo. Nina dá boas dicas de como se vestir bem, as características das mulheres de cada lado do mundo. A jornalista colombiana ensina a respeitar o seu corpo, a ter maior cuidado na hora de se vestir. Fala sobre peças atemporais, como fazer as compras certas. Se Alessandra tem o manual de etiqueta, Nina tem o seu manual de como se vestir bem.

Confidencial: segredos de moda, estilo e bem-viver: Costanza Pascolato fala de maneira mais pessoal sobre a moda. Como foi influenciada, como surgiu a paixão pelo tema. Ensina usando a própria vida como exemplo, divide a bagagem cultural com o leitor num clima bastante intimista. Fala sobre filhos, carreira e como lidar com o dia-a-dia sem perder a exuberância, sem perder a classe. Costanza fala sobre saúde, bem-estar, assuntos que costumamos deixar de lado, pois nos esquecemos que saúde também completa look.

São três livros de moda que abordam temáticas parecidas, porém, escritos por três mulheres de gerações diferentes. Os três se complementam.

Anúncios