Manicure, uma profissão desvalorizada

por Alexia Chlamtac

Não me matem por vir aqui defender uma causa trabalhista (?), mas hoje saí do salão e fiquei pensando, pensando, pensando e resolvi fazer esse post, é só um desabafo, ok?

As manicures lá do salão estavam falando dos descartáveis, da lixa que é ruim, do palitinho que é vagabundo, não paravam de reclamar, aí descobri que quem paga por todo o material descartável são elas, as manicures, cada uma paga o seu, não é nem dividido, sabem? O salão fica com 50% dos lucros, tem salão tipo o Werner (um dos grandes aqui no Rio) que a manicure recebe só 35%. Podia parar por aí, a indignação já tava grande, mas NÃO lá no salão elas também são descontadas uma taxa das clientes que pagam com cartão. Se elas esquecem a chave da cadeira e tem que chamar o chaveiro pra abrir a gavetinha, quem paga são elas, os lugares são disputados em dia de salão cheio, elas mal tem um lugar pra comer. Eu só não paro de ir lá por causa da Bruna, que além de ser uma manicure maravilhosa, é uma fofa, não largo!!!

Enfim, a dona do salão é uma grossa antipática, não gosto MESMO dela, nunca gostei. Depois de saber disso, passei a odiá-la. O forte daquele salão são as manicures, se todas parassem de trabalhar, ela tava fudida, desculpem a palavra, mas não teria outra pra expressar a situação, hahaha. A Cris, uma outra manicure, ta lá há 7 anos, quando a Cris foi reclamar com ela, ela disse:”Manicure a gente arruma em um minuto, difícil é cabeleireiro”, fiquei CHO-CA-DA. Aí a Cris tava falando que deviam cobrar mais caro quando ela usa esmalte da Chanel, também acho, hahaha, as coitadas já são super desvalorizadas, um absurdo. Eu sei que não é todo salão que é assim, porque eu tenho casa num fim de mundo, onde pago R$10,00 por pé e mão fim de semana, tem salão que é R$8,00 pé e mão (não, vocês não leram errado, é barato mesmo, hahahaha) e tenho certeza que as manicures não pagam esses absurdos e são boas. Só não digo que é barato demais, porque acho que não pagariam muito mais caro pelo serviço, e são manicures boas, ok? Óbvio que tem aquelas açougueiras, mas aí tem em qualquer lugar, hahaha. Eu pago R$28,00 pé e mão, reclamo pra caramba, mas não acho caro, hahahaha, é só porque o salão ta longe de ser lá essas coisas e eu pagava R$32,00 num salão maravilhoso, então acho “caro” para o lugar, entendem?

Juro que fazer unha é uma coisa muito complicada, eu sempre consigo a proeza de quase arrancar os dedos, deixar as unhas totalmente tortas, pintar os dedos inteiros, mão, coxa, cara, tudo. Acha manicure BOA hoje em dia ta difícil e a Bruna é maravilhosa, ela não detona meus dedos, pelo contrário, eu chego com eles detonados depois dos meus serviços e ela deixa tudo lindo e maravilhoso, ela é super atenciosa, super gracinha. Acho um ABSURDO essas donas de salão filhas da puta (desculpem de novo) ficarem ASSALTANDO as manicures. Já ganham pouco, ai, to revoltada. To quase iniciando uma revolta dentro daquele salão pra ver se aquela loira alaranjada do cabelo ressecado toma vergonha na cara.

